A biossegurança na estética tem um papel muito importante. Por meio dela é possível oferecer um ambiente mais seguro e limpo para as clientes, bem como proteger a saúde da própria esteticista ou profissional da beleza.
Por isso, entender melhor esse assunto e conhecer as premissas por trás da biossegurança é um caminho imprescindível para preparar bem o seu espaço de trabalho.
Pensando nisso, desenvolvemos este guia com informações e considerações relevantes. Acompanhe lendo até o fim!
Leia também o artigo: Dicas de Administração de Salão de Beleza
O que é a Biossegurança na Estética? Qual é o conceito de biossegurança?
O conceito de biossegurança, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), consiste em uma abordagem estratégica e integrada que tem como objetivo analisar e gerenciar os potenciais riscos para a saúde humana.
No caso da biossegurança estética, trata-se de medidas que visam reduzir esses riscos e elevar a segurança da saúde humana no campo da estética, a fim de se evitar, por exemplo, contaminações e infecções em ambientes nos quais os serviços de estética são oferecidos.
Além disso, a biossegurança também considera os potenciais impactos que determinados produtos e materiais podem provocar no meio ambiente, como no caso do descarte de resíduos contaminados.
Qual a importância da Biossegurança na Estética?
Graças a abordagem da biossegurança na estética nós podemos usufruir de vantagens como:
- Redução de infecções causadas pela contaminação em ambientes onde os serviços de estética são consumidos.
- Maior segurança para a saúde da profissional e da cliente.
- Prevenção de doenças.
- Garantia de segurança no ambiente em que os procedimentos são feitos.
- Maior confiabilidade por parte dos clientes.
Resumidamente, a biossegurança é imprescindível no ramo da estética, pois é a partir de seus cuidados que podemos proteger a saúde de todas as pessoas que circulam em determinado ambiente.
Para saber mais sobre outras demandas que fazem parte do dia a dia de uma clínica de estética leia este artigo: O que é mais procurado em Clínicas de Estética?
Quais os principais EPIs utilizados em estética?
São diversos EPIs que costumeiramente são utilizados na estética para manter as premissas da biossegurança. Conheça alguns deles:
- Luvas.
- Jaleco.
- Máscara.
- Touca.
- Toalhas.
- Óculos.
- Avental.
Esses são alguns dos EPIs mais utilizados, porém, algumas situações podem exigir outros tipos de equipamentos de proteção individual. Por isso, é muito importante estar atento às normas de cada procedimento oferecido em sua clínica.
Quais são as principais medidas de Biossegurança?
Agora que você já pôde compreender melhor o que é a biossegurança na estética, entenda um pouco mais sobre os procedimentos adequados:
1. Faça a limpeza do ambiente e das superfícies
Toda a superfície deve ser higienizada adequadamente, e com uma periodicidade que respeite as normas dos órgãos públicos.
O ideal é que sejam limpas as paredes, pisos, superfícies, portas, janelas, maçanetas e demais áreas que possam acumular substâncias e microorganismos patogênicos.
Além disso, lembre-se de que a varredura do chão não deve ser a seco, mas sim com o uso de um pano úmido. Caso contrário, a poeira com componentes patogênicos poderia contaminar quem está no espaço.
Para saber mais, leia também o artigo: O que faz um Esteticista?
2. Higienização das mãos
A higienização das mãos também deve ser feita antes e depois de qualquer procedimento estético. É necessário usar água e sabão, esfregando todas as partes das mãos, incluindo os vãos entre os dedos.
Lembre-se de remover anéis e pulseiras que podem atrapalhar a higienização das mãos. E jamais manipule equipamentos e produtos sem antes estar com as mãos bem limpas.
3. Uso adequado de EPIs
Para garantir os conceitos de biossegurança na estética, lembre-se de sempre utilizar os EPIs indicados para cada caso. Nunca faça um procedimento sem usar as suas luvas, e não se esqueça de manter a limpeza e higienização dos seus equipamentos de proteção, ok?
Para se aprofundar mais no assunto, leia o artigo: Diferencial para Salão de Beleza: Como Ter um Bom Diferencial?
4. Gerenciamento dos resíduos gerados nos atendimentos
Considere ter uma sala específica para o descarte de resíduos contaminados. Afinal, eles não podem ser descartados no lixo comum, pois isso poderia resultar em uma contaminação de diversas pessoas, a começar pelas que trabalham com a coleta e manipulação do lixo.
Por isso, verifique o descarte correto para cada tipo de lixo contaminado e mantenha um padrão de qualidade nesse sentido.
5. Limpeza dos materiais utilizados
Os materiais utilizados precisam ser sempre esterilizados após o uso. Jamais reutilize algum material ou ferramenta sem antes passar pelo processo de esterilização. Caso contrário, o risco de contaminação será altíssimo!
Respeite as normas de biossegurança na estética e ofereça aos seus clientes um atendimento de excelência e com responsabilidade.