1-Os clientes não caiem do céu!
Para conquistar cada vez mais clientes é importantíssimo que você vá buscá-los.
A pergunta que deve estar passando pela sua cabeça agora é: mas como vou fazer isso? Não é mesmo? Fiquem tranquilas, é exatamente isso que iremos abordar em nosso blog.
2-Faça seu atendimento ser encantador!
Do que adianta apenas atrair?
Em nossos posts, iremos falar o tempo todo de conseguir, conquistar e aumentar o número de clientes. Mas, vou fazer uma pergunta rápida aqui e quero que você reflita: De que adianta apenas atrair os clientes? Trazer eles até você pode ser considerado até uma tarefa fácil. Mas, o que eu quero que você pense é, todos os clientes que você atrai retornam?
Para refletir:
Para responder a pergunta que fiz acima, você precisa analisar alguns outros pontos dentro do seu estabelecimento, o mais importante é o ATENDIMENTO.
3-Como está a qualidade do seu atendimento?
Você sente que quando seu cliente está sendo atendido por você, ele presta atenção em tudo o que você diz e pensa “UAU! QUE PROFISSIONAL INCRÍVEL !”? Os clientes se sentem confortáveis, relaxados na cadeira e com um sorriso no rosto?
Você mima suas clientes? Um cafezinho, um biscoito, um chocolate. Trate suas clientes como gostaria de ser tratada. Não pense nisso como um CUSTO e sim como um investimento. (O maior erro do profissional é não agregar valor).
Em datas comemorativas promova um café da manhã, um lanche. Mesmo que seja simples, pode ter certeza que suas clientes vão se sentir especiais.
Que tal criar uns brindes para presentear as clientes novas, as clientes que são pontuais e até mesmo as clientes que são fiéis e não te largam por nada?
Na internet existem várias dicas de como fazer mimos sem gastar muito.
IMPORTANTE: Agregue valor ao seu serviço, assim suas clientes não irão pechinchar descontos.
Você poderá mostrar o seu diferencial e porque seu preço é diferente do seu concorrente.
4-Mas o que é agregar valor?
Vender um produto ou serviço, muitas vezes, pode ser uma das tarefas mais árduas pelas quais você, pode enfrentar diariamente. Agregar valor a ele, fazendo com o que o público-alvo perceba este valor e adquira o que a marca oferece no mercado, pode ser mais complicado ainda. Porém, tal ação é essencial para que a organização consiga se diferenciar, aumentar suas vendas e alcançar os resultados que tanto deseja.
Agregar valor ao produto significa não apenas vendê-lo, como também oferecer inovação, valores, diferenciação, qualidade, satisfação e, principalmente, uma experiência positiva ao cliente, que é o que vai fazer com que ele se torne verdadeiramente fã da sua marca e serviço.
O valor é percebido pelo público, a partir do momento que, além de tais fatores, ele enxerga que o produto é capaz de atender às suas mais variadas necessidades e assim, acaba escolhendo determinada empresa na hora da compra, em detrimento das concorrentes.
Nesse sentido, é imprescindível que você esteja atenta a tal cliente, suas necessidades e seu nível de satisfação.
Realizar melhorias no espaço físico do seu salão que estejam alinhadas com as necessidades e desejos do seu público é uma forma de agregar valor ao seu negócio.
Dependendo do procedimento a ser feito, um cabelo pode demorar horas para ficar pronto e a espera dentro do estabelecimento é inevitável. Portanto, criar um ambiente agradável, para que aquela espera não seja um incômodo e sim um momento de prazer, é essencial.
5-Limpeza e organização é o básico. Agora pense em detalhes que seriam relevantes para o seu cliente. Veja algumas ideias:
- Disponibilize música ambiente agradável, TV, WI-FI e revistas;
- Instale um bom ar condicionado;
- Coloque armários com senha ou chave para o cliente guardar seus pertences;
- Disponha de água e café, no mínimo. Seu cliente não espera mais que isso, então essa é sua chance de valorizar a experiência que seu cliente terá. Que tal oferecer uma fatia de bolo enquanto ele espera?
É claro que nem sempre temos como fazer tudo isso de imediato. Mas faça uma lista de prioridades e vá executando conforme as coisas forem melhorando.
6-Crie diferenciais para o seu atendimento
Diferenciais são aqueles gestos e ações que só o seu estabelecimento oferece.
É aqui que estão as maiores oportunidades de agregar valor ao seu serviço. Para encontrá-las, basta pensar no que arrancaria um “uau!” do seu cliente, ou seja, o que o deixaria encantado com o seu atendimento.
Eu sei, parece um pouco subjetivo, né?
Mas não é difícil.
Veja alguns diferenciais simples, mas que podem ser muito interessantes para o seu salão:
- Trabalhe com uma linha de produtos exclusivos;
- Ofereça uma massagem diferenciada para os seus clientes sem custo adicional;
- Disponibilize outras opções de bebidas, como cafés gourmets e água aromatizada;
- Tenha um programa de fidelidade exclusivo;
- Faça um “Espaço da selfie”, com um cenário moderno para que seus clientes possam tirar uma foto e registrar o resultado do seu serviço;
- Ofereça atendimento personalizado em locais alternativos ou horários especiais.
É importante entender que criar diferenciais também exige uma dose de criatividade.
Não deixe de ousar, desde que sua ideia esteja alinhada com as necessidades e desejos do seu público.
Faça uma reflexão sincera sobre todos esses pontos levantados aqui neste tópico, visto que, ele é o ponto crucial que vai determinar se você conseguirá.
Além do atendimento, é importante você dominar o que faz. Então invista em cursos, aperfeiçoamentos, estude o máximo que puder.
Façam uma pesquisa com as pessoas mais próximas sobre o que você pode melhorar, qual seu ponto forte e o seu ponto fraco e esteja aberta a ouvir críticas construtivas.
LEMBREM-SE: A perfeição só chega com muita prática. Na área da beleza conhecimento nunca é demais.