A importância do nome do seu espaço de beleza e estética ser registrado no INPI

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

No post de hoje iremos te mostrar a importância do nome do seu espaço de beleza e estética ser registrado no INPI e o que pode acontecer caso a sua marca não ser registrada. Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto tão importante.

importância do nome do seu espaço de beleza e estética ser registrado no INPI - imagem: canva.com
importância do nome do seu espaço de beleza e estética ser registrado no INPI – imagem: canva.com

O que pode acontecer se o nome do seu espaço de beleza e estética não for registrado no INPI

Cena 1: você realiza um brainstorming com seus colaboradores e acaba escolhendo um nome incrível para o seu espaço de beleza ou estética.

Cena 2: investe um dinheirão na criação do logotipo, da identidade visual e da fachada do seu estabelecimento.

Cena 3: descobre que já existe outro salão com o mesmo nome – e na mesma cidade!

Cena 4: o outro espaço tem o Registro de Marca. 

Corta para cena final: você perde a sua marca e todo o investimento que foi feito.

Não, esse não é um roteiro de filme de terror. Isso acontece mesmo, todos os dias: empreendedores que escolhem um nome para seus salões e descobrem que o mesmo já existe e já foi devidamente registrado. 

No Brasil existe um órgão que regula o registro de marcas e patentes, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O instituto disponibiliza para consulta pública os registros de marcas que já existem e também aqueles que estão em andamento.

Ao escolher um nome para o seu espaço de beleza e estética, verifique se ele já não está registrado. E para isso, sua pesquisa de marcas registradas no site do INPI deve ser criteriosa, levando em consideração o logo e o nome completo, além de prefixos e combinações variadas.

Muitos empreendedores acreditam que não é necessário ter sua marca registrada, pois ela não é muito conhecida (ou conhecida demais), mas isso é um grande erro. Todos os dias, marcas, produtos e negócios são copiados, gerando incontáveis processos por acusação de plágio como o exemplo citado acima.

Ter um registro no INPI garante que a sua marca esteja protegida de plágios, além de impedir que outras empresas sejam criadas da mesma forma que o seu. Legalmente falando, não existe outra forma mais rápida ou segura de comprovar que a marca é da sua empresa se não com o registro do INPI.

Apesar dos custos envolvidos, o registro de marca é um investimento, e não uma despesa, pois essa ação refletirá no futuro fluxo de caixa.

O que é INPI?

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial é o órgão regulamentador responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos da propriedade intelectual da indústria. O objetivo do INPI é agilizar, simplificar e garantir qualidade dos serviços no país.

Alguns serviços do INPI são o registro de marcas, concessões de patentes, averbação de contratos de franquias, e muito mais. Esse documento garante exclusividade de uma marca, e também é muito utilizado para patentear produtos, garantindo a propriedade dos mesmos.

Pontos importantes: Consulte as marcas já registradas

Antes de pensar em sua marca e em seu registro, é importante fazer uma consulta ao Sistema de busca de marcas do INPI. Nele, descubra se já existe alguma marca com o nome ou o desenho que você pretende registrar. A prioridade para o registro é sempre da empresa que o solicitou primeiro, mesmo que o processo ainda não esteja concluído.

CONCLUSÃO: Imagine que sua empresa cresça e no meio disso tudo você descobre que alguém está usando o mesmo nome. Ou que você antes de escolher não verificou se o nome já estava registrado?

Além de poder responder um processo, terá que mudar tudo o que você fez durante todos os anos. Logotipo, fachada da empresa, mídias sociais, cartão de visita e por ai vai. Além da dor de cabeça e trabalho que irá dar, você terá que gastar um dinheiro para mudar tudo do dia para noite. Um trabalho jogado fora de reconhecimento de marca e não é isso que você quer né?

Como falamos anteriomente, a identidade visual da empresa é muito importante e mudar tudo de uma hora para outra pode confundir seus clientes.

Já pensou se o Mc Donald de repente mudasse nome e logo sem avisar os consumidores a confusão que seria? Até reposicionar, daria um trabalhão.

E é por isso que é tão importante você se preocupar em fazer tudo certinho.

Se programe e bote como prioridade, assim que tiver um dinheiro extra procure um profissional que faça isso para você, ou caso consiga fazer sozinha busque informações com o próprio INPI, só ligar que eles ajudam. Não é fácil, mas eu sozinha fiz todo o processo com o auxílio deles.

Nunca pense pequeno! Sempre veja mais a frente, assim não terá dor de cabeça quando chegar no topo. As maiores empresas, os melhores profissionais começaram do primeiro degrau e batalharam para estar no topo hoje.

Deixe seu comentário

Posts relacionados