Depilação de Barba com Cera é Proibido?

A RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) sobre produtos para depilação deve ser levada em conta antes de oferecer aos seus clientes a possibilidade de fazer esse tratamento estético.

Nota: “Epilação” é o termo correto dado a procedimento abordado no artigo, porém para facilitar o entendimento do leitor usaremos o termo “Depilação” devido a sua popularidade e uso comum entre as pessoas.

Por isso, neste conteúdo nós unimos todas as informações importantes sobre o tema, a fim de tirar as suas dúvidas e lhe ajudar a entender do que se trata a rdc 211, de 2005.

Acompanhe a seguir.

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) são normas regulamentares propostas pela Anvisa, visando garantir boas práticas por meio de padrões de qualidade de produtos e serviços.

Para cada área específica, existem RDC’s que propõe padrões e responsabilidades tanto para as empresas quanto para os profissionais de cada área.

Será que Depilação de Barba com Cera é Proibido
Será que Depilação de Barba com Cera é Proibido

O que diz a RDC sobre o assunto? Depilação de Barba com Cera é Proibido?

A RDC da ANVISA sobre produtos para depilação deixa claro que esta prática é proibida. Sendo assim, o seu salão ou a sua clínica de estética não poderá oferecer depilação de barba com cera. Caso contrário, terá de arcar com as consequências desse ato e está ciente que não terá respaldo jurídico caso aconteça algo com seu cliente.

Veja o que diz a lei (grifo nosso):

       “e) DEPILATÓRIOS E EPILATÓRIOS:

  1. Não aplicar em áreas irritadas ou lesionadas;
  2. Não deixar aplicado por tempo superior ao indicado nas instruções de uso;
  3. Não usar com a finalidade de se barbear;
  4. Em caso de contato com os olhos, lavar com água em abundância;
  5. Manter fora do alcance das crianças”. Fonte: Ministério da Saúde – ANVISA.

Isso se deve a uma série de fatores que são levados em conta quando pensamos na depilação e epilação dos pelos femininos e masculinos. Afinal, é evidente que as mulheres possuem uma diferença no folículo piloso, quando comparado aos homens.

E é justamente nessas diferenças que essa lei se baseia. Abaixo, no próximo tópico, daremos mais detalhes quanto a isso.

Depilação de Barba com Cera
Depilação de Barba com Cera

Por que não pode Depilar a barba com cera? Entenda as características da pele masculina

Como mencionamos acima, esta regra da vigilância sanitária está associada à anatomia do pelo masculino e feminino. Costumeiramente, os pelos femininos tendem a ser menos espessos, além de que dificilmente encontraremos um mesmo folículo com mais de um pelo. 

Além disso, a própria pele da mulher tende a ser diferente da do homem. Assim, apresenta mais resistência em algumas circunstâncias, especialmente no que tange à sua firmeza. Mas a diferenciação vai além disso.

Por isso, de qualquer forma, abaixo citamos as principais características dos pelos masculinos, a fim de clarificar ainda mais essa questão:

  • Depois dos 30 anos, a pele masculina tende a perder 25% da sua firmeza natural.
  • A pele possui mais tendência à desidratação, devido a maior sudorese.
  • O ph da pele masculina é mais ácido.
  • Comumente, a pele do homem tende a ser mais oleosa e resistente.
  • O fluxo sanguíneo é 50% maior.
  • Os pelos são mais grossos, especialmente por conta da agressão causada pela lâmina.
  • É possível encontrar mais de um pelo no mesmo folículo.
  • A pele pode ser vista como mais debilitada, quando comparada com a pele feminina.

Essa série de características pode fazer com que a depilação de barba com cera seja extremamente agressiva para a pele. 

A Epilação causa micro lesões na pele para a saída do pelo, considerando as informações anteriores é possível compreender que na barba essas lesões são maiores, abrindo caminho para inflamações, infecções mais graves e hiperpigmentação pós inflamatória, visto que a pele do rosto fica mais exposta a contaminação de diversos tipos. Por estes motivos, a Epilação de Barba com cera não é autorizada respeitando os critérios de segurança do Ministério da Saúde e Anvisa!

Por que não pode fazer Depilação de barba com cera
Por que não pode fazer Depilação de barba com cera

Ofereça um serviço de qualidade para os seus clientes

Conhecer as regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela ANVISA é de suma importância para garantir a qualidade do atendimento e do serviço oferecido. Além disso, lembre-se de que ao aderir às regras você também está promovendo mais saúde e bem-estar para os seus clientes.

Sendo assim, busque sempre manter-se informado quanto às regras vigentes, e jamais faça uma prática proibida ou que você ainda tenha dúvidas se pode ou não.

Aqui no blog, por exemplo, costumamos atualizar todas as informações pertinentes sobre as regras e leis vigentes. Além disso, você pode ainda encontrar diversas outras dicas e conhecimentos importantes para o mercado de trabalho de beleza no Brasil.

Mantenha-se sempre atento às novidades e ofereça aos seus clientes a oportunidade de experienciar um atendimento acima da média. Qualquer dúvida, é só deixar o seu comentário aqui embaixo. 😉

Deixe seu comentário

Posts relacionados