A RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) sobre produtos para depilação deve ser levada em conta antes de oferecer aos seus clientes a possibilidade de fazer esse tratamento estético.
Nota: “Epilação” é o termo correto dado a procedimento abordado no artigo, porém para facilitar o entendimento do leitor usaremos o termo “Depilação” devido a sua popularidade e uso comum entre as pessoas.
Por isso, neste conteúdo nós unimos todas as informações importantes sobre o tema, a fim de tirar as suas dúvidas e lhe ajudar a entender do que se trata a rdc 211, de 2005.
Acompanhe a seguir.
A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) são normas regulamentares propostas pela Anvisa, visando garantir boas práticas por meio de padrões de qualidade de produtos e serviços.
Para cada área específica, existem RDC’s que propõe padrões e responsabilidades tanto para as empresas quanto para os profissionais de cada área.
O que diz a RDC sobre o assunto? Depilação de Barba com Cera é Proibido?
A RDC da ANVISA sobre produtos para depilação deixa claro que esta prática é proibida. Sendo assim, o seu salão ou a sua clínica de estética não poderá oferecer depilação de barba com cera. Caso contrário, terá de arcar com as consequências desse ato e está ciente que não terá respaldo jurídico caso aconteça algo com seu cliente.
Veja o que diz a lei (grifo nosso):
“e) DEPILATÓRIOS E EPILATÓRIOS:
- Não aplicar em áreas irritadas ou lesionadas;
- Não deixar aplicado por tempo superior ao indicado nas instruções de uso;
- Não usar com a finalidade de se barbear;
- Em caso de contato com os olhos, lavar com água em abundância;
- Manter fora do alcance das crianças”. Fonte: Ministério da Saúde – ANVISA.
Isso se deve a uma série de fatores que são levados em conta quando pensamos na depilação e epilação dos pelos femininos e masculinos. Afinal, é evidente que as mulheres possuem uma diferença no folículo piloso, quando comparado aos homens.
E é justamente nessas diferenças que essa lei se baseia. Abaixo, no próximo tópico, daremos mais detalhes quanto a isso.
Por que não pode Depilar a barba com cera? Entenda as características da pele masculina
Como mencionamos acima, esta regra da vigilância sanitária está associada à anatomia do pelo masculino e feminino. Costumeiramente, os pelos femininos tendem a ser menos espessos, além de que dificilmente encontraremos um mesmo folículo com mais de um pelo.
Além disso, a própria pele da mulher tende a ser diferente da do homem. Assim, apresenta mais resistência em algumas circunstâncias, especialmente no que tange à sua firmeza. Mas a diferenciação vai além disso.
Por isso, de qualquer forma, abaixo citamos as principais características dos pelos masculinos, a fim de clarificar ainda mais essa questão:
- Depois dos 30 anos, a pele masculina tende a perder 25% da sua firmeza natural.
- A pele possui mais tendência à desidratação, devido a maior sudorese.
- O ph da pele masculina é mais ácido.
- Comumente, a pele do homem tende a ser mais oleosa e resistente.
- O fluxo sanguíneo é 50% maior.
- Os pelos são mais grossos, especialmente por conta da agressão causada pela lâmina.
- É possível encontrar mais de um pelo no mesmo folículo.
- A pele pode ser vista como mais debilitada, quando comparada com a pele feminina.
Essa série de características pode fazer com que a depilação de barba com cera seja extremamente agressiva para a pele.
A Epilação causa micro lesões na pele para a saída do pelo, considerando as informações anteriores é possível compreender que na barba essas lesões são maiores, abrindo caminho para inflamações, infecções mais graves e hiperpigmentação pós inflamatória, visto que a pele do rosto fica mais exposta a contaminação de diversos tipos. Por estes motivos, a Epilação de Barba com cera não é autorizada respeitando os critérios de segurança do Ministério da Saúde e Anvisa!
Ofereça um serviço de qualidade para os seus clientes
Conhecer as regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela ANVISA é de suma importância para garantir a qualidade do atendimento e do serviço oferecido. Além disso, lembre-se de que ao aderir às regras você também está promovendo mais saúde e bem-estar para os seus clientes.
Sendo assim, busque sempre manter-se informado quanto às regras vigentes, e jamais faça uma prática proibida ou que você ainda tenha dúvidas se pode ou não.
Aqui no blog, por exemplo, costumamos atualizar todas as informações pertinentes sobre as regras e leis vigentes. Além disso, você pode ainda encontrar diversas outras dicas e conhecimentos importantes para o mercado de trabalho de beleza no Brasil.
Mantenha-se sempre atento às novidades e ofereça aos seus clientes a oportunidade de experienciar um atendimento acima da média. Qualquer dúvida, é só deixar o seu comentário aqui embaixo. 😉