Dicas de como tirar boas fotos para divulgação e a importância da autorização de imagens de suas clientes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Antes de entrar no assunto de Mídias Sociais, irei falar de um assunto muito importante que a maioria das profissionais esquecem, FOTOS. Meninassss! Sabemos que as vezes o dia é corrido, uma cliente saindo e a outra entrando, mas vocês precisam botar como prioridade tirar fotos do antes e depois do serviço feito. Esse será seu portfólio, a vitrine do seu trabalho. Por isso que no post de hoje iremos falar sobre dicas de como tirar boas fotos para divulgação dos seus serviços e a importância da autorização de imagens de suas clientes.

6 dicas de como tirar boas fotos para a divulgação do seus serviços

Quem aqui já foi consultar o trabalho de um profissional através do Instagram? Buscar referência da pessoa, do serviço, das avaliações.

Não adianta fazer um lindo trabalho e a foto sair horrível. Para quem trabalha na área da beleza é essencial mostrar qualidade e beleza em tudo. As redes sociais são o melhor jeito de divulgar seu negócio gastando pouco. Mas postar fotos feias pode espantar os seus clientes e não postar nenhuma foto também. Pode ter certeza que os seus concorrentes estão postando. Então não fique para trás e invista um pouco do seu tempo em postar boas fotos em suas redes sociais.

As dicas são simples e serve para qualquer tipo de celular, basta prestar atenção nos pequenos detalhes que citarei abaixo e o resultado será uma grande diferença na qualidade das suas fotos.

dicas de como tirar boas fotos de clientes - imagem: canva.com
dicas de como tirar boas fotos de clientes – imagem: canva.com

1-Observe a Iluminação do seu salão de beleza

A iluminação do local é que vai fazer a diferença da qualidade da sua foto. Quanto mais iluminado estiver, melhor resolução a sua foto terá e a dica que deixo aqui é utilizar a luz solar.
Peça delicadamente para seu cliente se posicionar perto da janela do seu salão para tirar uma foto aproveitando a luz do sol. Se possível, o ideal é tirar foto fora do seu salão, aproveitando 100% da luz solar. Se você conseguir tirar as fotos dos seus trabalhos sempre no ambiente externo suas fotos vão arrasar!
Caso não consiga, utilize o famoso Ring Light para dar uma ajudinha em sua iluminação.

2-Cuidado com o fundo do ambiente

A modelo é linda, o corte ficou sensacional, a escova está perfeita, mas o salão está uma bagunça, afinal você trabalhou duro para chegar nesse resultado. Cuidado ao tirar a foto da sua cliente junto com toda a bagunça do salão. Então, escolha uma parede neutra (parede branca sempre fica legal), ou com uma textura única e posicione a modelo em frente e a essa parede para tirar a foto. Para ambiente externo, você pode escolher a fachada do seu salão, ou até mesmo uma parede com plantas trepadeiras no muro. Use a criatividade, prefira fundos simples e sem muita variação de cores.
Essa dica serve para todos os serviços, sobrancelhas, make, cílios, unhas e etc…

3-Jamais use o ZOOM (a não ser que tenha um ótimo celular)

O zoom digital pode acabar com a sua fotografia. Então, não tenha receio de se aproximar o máximo que puder da pessoa que você vai tirar foto.

4-Seja criteriosa ao utilizar o flash.

Se você se encontra utilizando o flash porque o seu salão não está apropriadamente iluminado, você provavelmente está tirando fotos em ambientes fechados. Ou seja, com iluminação inadequada (mais um motivo para utilizar a luz do sol). Uma cena completamente iluminada pelo seu flash não parecerá natural, visto que o flash dos celulares não consegue iluminar nada além de objetos que estejam logo à sua frente. Por exemplo, você não poderá iluminar os
entornos do cenário, como paredes e teto, a não ser que utilize flashes de câmeras de verdade.
Somente utilize o flash se a modelo estiver próxima a janela fornecendo a luz solar. A luz solar iluminará bem o fundo e o flash iluminará bem a modelo.

5-A lente da câmera do seu celular está limpa?

Sim, isto pode fazer a diferença na hora de tirar uma boa foto com seu smartphone. Lembre-se que sempre estamos com o aparelho no bolso, ou dentro da mochila, ou em cima da mesa. O contato com poeira, ou mesmo a gordura do dedo, pode deixar a lente suja e prejudicar a qualidade da foto.
Agora que passei essas dicas para você, gostaria que fizesse o teste. É bem simples basta sempre lembrar estes itens:

  • Verificar se a lente da câmera está limpa
  • Escolher local com uma boa iluminação (externo aproveita a luz do sol)
  • Cuidado com a escolha do fundo
  • Evitar usar o flash
  • Nunca use o zoom

6-A importância da Autorização de Imagem de suas clientes

Agora que já passei algumas dicas de como tirar boas fotos, irei falar sobre um assunto muito sério! Autorização de uso de imagem.

Certamente, você publica fotos de clientes do salão e espaço de estética nas redes sociais, mas você tem a autorização delas? Se resposta for negativa.

Cuidado! Você pode ser processada. Fique Atenta!

Antes de postarmos imagem de alguma pessoa, precisamos pedir uma autorização, por escrito para que assim que autorizados e liberados possamos fazer nossa postagem.

Independente de ser amiga, cliente antiga, família… Nunca deixe de fazer o processo correto! Hoje eles não se importam, porém muitos casos acontecem após algum tempo de uma cliente exigir que você retire a foto dela de suas divulgações ou mesmo te processar sem ao menos você ficar sabendo.

E digo a vocês por experiência própria! Já tive que apagar diversas fotos importantes devido a uma pessoa não querer sua imagem vinculada a nossa empresa após a parceria ter acabado.

Tenha em mãos em seu espaço uma autorização de uso de imagem para sua cliente assinar. Explique a ela que é necessário, pois você poderá utilizar nas Redes sociais e evitar problemas futuros. Só postem fotos que apareça o rosto de sua cliente com a prévia autorização dela. Deixarei um modelo aqui abaixo caso queiram copiar.
Não esqueçam desse detalhe! Please!!!

Exemplo de autorização de uso de imagem:

AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM
Eu,___________________portadora da cédula de identidade n°_______________,
CPF n°_____, autorizo a _____________________________ a gravar, fotografar e veicular minha imagem e depoimentos em qualquer meio de comunicação para fins de divulgação nas redes sociais sem quaisquer ônus e restrições por tempo indeterminado.
Fica ainda autorizada, de livre e espontânea vontade, para os mesmos fins, a cessão de direitos de veiculação, não recebendo para tanto qualquer tipo de remuneração.
Rio de Janeiro, _ de __ de 2021.
ASS: _____________________________

Deixe seu comentário

Posts relacionados