Conseguir fidelizar clientes no salão de beleza parece algo muito fora da sua realidade? Pois saiba que nem é tão difícil assim. Com as ações certas você será capaz de criar uma atmosfera mais positiva para as suas clientes, tornando-as fiéis de uma forma muito efetiva.
Quer saber como fazer isso? Então acompanhe o nosso conteúdo de hoje e veja todas as nossas dicas!
Como fidelizar clientes no salão de beleza?
Antes de qualquer coisa, não caia naquele erro de achar que existe uma única maneira de fidelizar todos os tipos de clientes. É claro que não é assim que funciona.
Acima de tudo, temos diversos perfis de clientes, com as mais diversas personalidades. Isso quer dizer que cada uma possui características específicas e pode ser conquistada de uma maneira diferente.
Quando você compreender isso, perceberá a importância de conhecer cada cliente antes de querer fidelizá-la.
Dito isso, vamos agora às nossas dicas de hoje que serão úteis nesse processo. Veja:
1- Use as redes sociais para se manter próxima das suas clientes
As redes sociais são essenciais no processo de fidelizar clientes no salão de beleza. Afinal, é muito difícil encontrar uma pessoa que, nos dias atuais, não tenha ao menos um perfil em alguma rede social.
Assim sendo, você deverá estar presente nesse ambiente para proporcionar boas experiências para as suas clientes. Como? Dando dicas importantes, publicando conteúdos de valor, oferecendo promoções exclusivas para as seguidoras, etc.
Além de tudo isso, estar presente na internet é uma forma de estar presente na mente das suas clientes.
2- Crie programas de fidelidade e promoções exclusivas
Criar programas de fidelidade é primordial. Não existe forma mais conhecida de fidelizar uma cliente sem “grandes esforços”, podemos assim dizer.
Sendo assim, você pode criar algum tipo de cartão fidelidade, pacotes fidelidade, entre outras possibilidades.
Até mesmo um serviço recorrente pode ser oferecido. Exemplo: Pagando X reais mensais as suas clientes têm direito a fazer as unhas e hidratar o cabelo 1 vez por mês. Sendo que esse valor recorrente é mais barato do que marcar uma única vez. Parece uma boa ideia, não acha?
3- Ofereça um atendimento acima da média
O seu atendimento também pode fazer toda a diferença na hora de fidelizar clientes no salão de beleza. Afinal, não adianta oferecer mil e um benefícios se, no momento mais importante (o do atendimento) o seu salão deixa a desejar.
Por isso, se for necessário invista no treinamento e desenvolvimento da sua equipe. Sempre preze por um atendimento que seja acima da média e coloque as suas clientes em um verdadeiro “pedestal”. Elas precisam se sentir especiais no seu salão.
4- Esteja atenta às tendências para oferecer bons diferenciais
Estar atenta às tendências do mercado da beleza também é fundamental. Apenas dessa maneira é que se torna possível criar um salão de beleza inovador e que atenda bem às necessidades das suas clientes.
Para tanto, você pode investir em cursos que estejam em alta, para assim oferecer serviços que sejam qualificados e alinhados ao que as suas clientes desejam receber no seu salão.
Aqui no Beleza & Cia, por exemplo, você pode encontrar uma série de cursos voltados para a área da beleza, que tem como objetivo oferecer o suporte que você precisa para atender cada vez melhor as suas clientes.
5- Conheça cada cliente para tornar o atendimento ainda melhor
Lembra que no começo deste conteúdo nós falamos que não existe um único passo a passo de como fidelizar clientes no salão de beleza que seja replicável para qualquer pessoa? Pois então…
O que queremos dizer com isso é que você deve conhecer cada cliente sua, a fim de criar uma experiência única para cada uma delas. Apenas dessa forma é que você conseguirá atender as demandas de cada cliente que chega ao seu salão.
Afinal, você vai se deparar com clientes que são mais extrovertidas e gostam de ser o centro das atenções, enquanto outras vão querer ser mais discretas enquanto estiverem por ali.
Esse conhecimento faz toda a diferença no seu atendimento.
Fidelizar clientes no salão de beleza é essencial
Fidelizar clientes no salão de beleza é mais do que algo que “pode ser feito”, é algo fundamental. Afinal, se você realmente quer que o seu negócio seja sólido e bem construído, deverá arcar com esse importante fator.
Invista nisso e impulsione o seu negócio!