Gestão financeira para salão de beleza: Melhores práticas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

As práticas de gestão financeira para salão de beleza são fundamentais para que o negócio possa crescer e se desenvolver. Até porque não existe mágica: é preciso organização e disciplina para manter o controle financeiro do seu negócio.

Mas, por onde devemos começar? O que levar em conta na hora de organizar as finanças do salão de beleza?

Neste conteúdo apresentamos 7 pontos importantes que você deve ter em mente na hora de fazer a gestão do seu salão. Acompanhe e entenda.

Gestão financeira para salão de beleza
Gestão financeira para salão de beleza

Melhores práticas de gestão financeira para salão de beleza

As melhores práticas de gestão financeira para salão de beleza não são aquelas “mirabolantes” e “cheias de nove horas”. Na realidade, o básico e o essencial é o que pode fazer toda a diferença no seu negócio.

Por isso, antes de procurar uma nova moda para gerir o seu negócio, atente-se aos fatores primordiais da gestão do seu salão. Veja quais são esses fatores:

1- Planeje o seu capital de giro

Comece planejando o seu capital de giro. Assim você terá um suporte financeiro adequado ao longo do seu mês.

Afinal, não dá para esperar que a conta do aluguel seja paga ao longo do mês de serviços, certo? Mas sim, é preciso ter um amparo próprio para arcar com essas contas sem que você tenha a necessidade de passar por um “aperto”.

Por isso, antes mesmo de expandir o seu negócio, certifique-se de que o seu capital de giro está bem organizado e estruturado.

2- Assuma o controle das suas despesas diárias, mensais e semanais

Outro ponto que você deve ter sempre em mente é com relação aos seus gastos como um todo. Ou seja, não basta ter aquela visão geral do mês: é preciso se atentar aos mínimos detalhes diários e semanais também.

Apenas dessa maneira é que você terá a chance de encontrar potenciais falhas e acertos na gestão financeira do seu salão.

Afinal, muitas vezes o maior “furo” está em algo que parece pequeno no dia a dia, mas que se torna grande no fim do mês.

Portanto, acompanhe tudo, diariamente, para viabilizar uma melhor organização do seu fluxo de caixa, capital de giro, etc.

Dicas de gestão financeira para salão de beleza.
Dicas de gestão financeira para salão de beleza

3- Fique atento ao controle de estoque

Controle o seu estoque da forma correta. Isso significa que para fazer uma boa gestão financeira para salão de beleza, você deve:

  • Acompanhar a entrada e a saída de produtos, para encomendar de uma forma adequada. Ou seja, se puder pedir mais de um produto e assim economizar com o seu fornecedor, veja a possibilidade de fazer isso.
  • Ficar atento ao prazo de validade dos produtos.
  • Acompanhar a organização do estoque como um todo, para evitar perdas e danos nos produtos.
  • Entre outras medidas igualmente importantes.

4- Tenha uma reserva de emergência para o seu negócio

Ter uma reserva de emergência para além do capital de giro mensal também é uma excelente prática. Para isso, veja quanto dinheiro o seu negócio precisaria para sobreviver, ao menos, 8 meses de crise. Junte esse valor e deixe-o sempre guardado para potenciais emergências.

5- Busque fornecedores adequados

Encontre os melhores fornecedores. Avalie a qualidade e o rendimento dos produtos. Trace qual é o custo-benefício de cada fornecedor e encontre aquele que oferece as melhores vantagens. Para isso, pesquise bastante!

6- Trace os valores dos seus serviços com coerência

Saiba cobrar pelo seu serviço! Ou seja, nada de fazer valores muito abaixo do mercado – e nem muito acima, se não houver um diferencial para isso. Mas sim, foque em valores que sejam justos, paguem as suas contas e forneçam uma boa lucratividade para o seu salão de beleza.

Quais são as melhores práticas de gestão financeira para salão de beleza
Quais são as melhores práticas de gestão financeira para salão de beleza

7- Use ferramentas que ajudem a tornar a sua gestão financeira mais efetiva

Por fim, lembre-se de que a tecnologia veio para ficar. Por isso, investir em um sistema de gestão financeira para salão de beleza também pode ser bem interessante. 

Afinal, assim você consegue controlar tudo no seu computador, sem burocracia ou dor de cabeça.

Avalie essa possibilidade e comece a organizar ainda mais as finanças do seu salão. Além disso, continue acompanhando as nossas dicas aqui no blog para melhorar ainda mais a sua gestão.

Bons negócios!

Deixe seu comentário

Posts relacionados