Marketing sensorial no atendimento em clínicas de estética e salão de beleza

O marketing sensorial pode ser usado de diversas maneiras no mercado da beleza. Isso porque, nos dias atuais, sabemos que a concorrência é cada vez mais acirrada e, por isso, precisamos estar antenadas no que pode melhorar a experiência das nossas clientes, concorda?

Pensando nisso, elaboramos este guia com uma série de informações importantes sobre essa prática. Acompanhe e saiba mais!

O que é o marketing sensorial?

O marketing sensorial pode ser compreendido como uma técnica baseada nos sentidos humanos. Ou seja, audição, paladar, tato, olfato e visão.

Por meio dos sentidos, é possível criar uma conexão muito mais profunda com as suas clientes. Afinal, a experiência, dentro de um salão ou uma clínica de estética, é total, e não parcial.

O que é Marketing Sensorial?
O que é Marketing Sensorial?

Isso quer dizer que não basta fazer um bom trabalho. É preciso criar uma verdadeira experiência positiva e completa. 

Deseja fazer Cursos de Estética e Beleza em Madureira RJ? Conheça o CT Beleza e Cia.

Como usar o marketing sensorial para envolver as suas clientes?

Mas afinal, como fazer com que os clientes vivam essa experiência e tenham um verdadeiro resultado positivo? 

Bem, é necessário levar em consideração cada um dos sentidos. Tudo deve ser planejado e pensado, além de ser organizado de maneira harmoniosa.

Como usar o Marketing Sensorial para envolver as suas clientes?
Como usar o Marketing Sensorial para envolver as suas clientes?

Ou seja, não adianta investir em um aroma de lavanda, que acalma, se o espaço tem um rock tocando de fundo, não é mesmo? 

Por isso, considere as dicas abaixo na hora de usar o marketing sensorial no seu salão:

1. Olfato

O olfato está muito relacionado com o nosso emocional. Ele é poderoso e capaz de detectar os aromas mais sutis.

Além disso, por meio do olfato nós podemos nos sentir mais energizados, calmos, felizes, etc.

Isso porque os óleos essenciais, por exemplo, têm esse poder de despertar sensações em nós. Quem nunca se sentiu mais empolgada com aromas mais cítricos, em dias quentes? Ou mais calma, com aromas mais doces e sutis? Pois é!

Pense que tipo de experiência você deseja passar para as suas clientes e ofereça um aroma que seja a sua “marca”.

Para isso, selecione um ou dois cheirinhos que você irá usar, de forma recorrente. Assim, todas as vezes que as suas clientes passarem em frente ao seu salão, ou sentirem esse aroma em algum lugar, recordarão os momentos bons vividos no seu espaço.

Além disso, quando elas estiverem no seu salão, se sentirão mais confortáveis.

Marketing Sensorial no atendimento em Clínicas de Estética e Salão de Beleza
Marketing Sensorial no atendimento em Clínicas de Estética e Salão de Beleza

2. Visão

A aparência das coisas é muito levada em conta pelo nosso cérebro, de maneira geral. Nós sempre vamos preferir a loja, o produto e o objeto que pareça mais bonito e organizado.

Por isso, cuide do seu ambiente! Faça uma decoração temática, bem acabada e organizada. Mantenha as suas ferramentas de trabalho bem limpas e dispostas de forma organizada sobre o seu balcão de trabalho.

Ao mesmo tempo, cuide da sua aparência para investir no marketing sensorial. Afinal, no ramo da beleza, você é a sua vitrine. Fique atenta a isso.

Deseja fazer Cursos de Estética e Beleza em Madureira RJ? Conheça o CT Beleza e Cia.

Marketing Sensorial por meio dos sentidos
Marketing Sensorial por meio dos sentidos

3. Paladar

Já pensou em trazer experiências saborosas para o seu salão ou clínica de estética? Você pode fazer isso com uma série de mimos!

Pode ser bombom, bala, pirulito, chocolate, suco, água saborizada, café, chá… Enfim! Crie um cantinho de sabor no seu espaço de trabalho e permita que as pessoas possam usufruir disso à vontade.

4. Audição no marketing sensorial

Lembra que falamos da música de rock antes? Pois bem, o ideal, em espaços de saúde, bem-estar e beleza, são as músicas internacionais e calmas.

Afinal, você quer que a pessoa viva um momento de aconchego, descanso e desconexão com a bagunça e a correria do dia a dia, concorda?

Audição no Marketing Sensorial
Audição no Marketing Sensorial

Por isso, invista em uma playlist que crie uma sensação mais leve e acolhedora. E assim, só invista em músicas mais “intensas” caso você deseje ligar uma playlist personalizada para a sua cliente.

5. Tato

Por fim, e não menos importante, trabalhe bem o sentido do tato. Comece com a sensação das suas poltronas, toalhas, etc. 

Cuide da temperatura do ambiente, prepare uma maca confortável, invista em almofadas, etc.

Se a cliente vier a ficar descalça para algum procedimento, permita que ela pise sobre um tapete macio e felpudo. Assim ela terá conforto e prazer durante toda a estadia no seu salão.

Viu só como o marketing sensorial pode fazer toda a diferença no dia a dia do seu salão? Aposte nesta possibilidade e desfrute de clientes fiéis!

Deseja fazer Cursos de Estética e Beleza em Madureira RJ? Conheça o CT Beleza e Cia.

Deixe seu comentário

Posts relacionados