O que precisa para abrir um salão de beleza simples?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Você sabe o que precisa para abrir um salão de beleza simples? Se ainda não, então não deixe de acompanhar esse nosso conteúdo de hoje! Pois nele vamos lhe dar todos os detalhes do processo de abertura de um salão simples, onde você poderá começar o seu negócio sem ter que gastar muito por isso.

Para tanto, acompanhe esse conteúdo até o fim e fique por dentro de tudo!

dicas para abrir um salão de beleza simples
dicas para abrir um salão de beleza simples

O que precisa para abrir um salão de beleza simples?

Você, empreendedora, sabe que para abrir um novo negócio é preciso planejar, se especializar e ficar por dentro de todas as tendências do mercado, não é mesmo? Sabemos, inclusive, que é por isso que você está aqui hoje! E de antemão já queremos lhe dar os parabéns. 🙂

Agora, veja as nossas dicas para lhe ajudar a abrir um salão de beleza simples, sem ter que investir valores exorbitantes para isso:

1- Escolha um local adequado

Comece pesquisando sobre o local ideal para o seu salão de beleza simples. É claro que o centro da sua cidade pode ser visto como uma localização promissora, mas não se deixe levar por “achismos” ok?

É preciso avaliar o fluxo de pessoas que se enquadram no seu público-alvo. Às vezes, abrir o salão em um bairro médio, mas com muitas residências, pode ser mais lucrativo. Pesquise e reflita sobre isso. 

escolha um local adequado
escolha um local adequado – imagem: canva.com

2- Defina os serviços que serão oferecidos

Além de encontrar um bom lugar para abrir um salão de beleza simples, você também deverá listar os serviços que quer oferecer para os seus clientes.

Você quer fazer um salão mais focado e nichado? Ou quer algo mais abrangente e unissex?

Atente-se às suas especialidades e, caso queira oferecer algo que ainda não é do seu conhecimento, não abra mão das especializações, combinado?

defina os serviços oferecidos
defina os serviços oferecidos – imagem: canva.com

3- Adquira os equipamentos essenciais

Depois de escolher todos os serviços que serão oferecidos, é hora de você comprar os equipamentos e materiais essenciais para o seu trabalho. A seguir você encontra uma breve lista com ideias que podem lhe ajudar:

  • Cadeiras de corte;
  • Poltronas e/ou sofás para a sala de espera;
  • Lavatórios;
  • Carrinhos auxiliares;
  • Espelhos grandes e avulsos;
  • Estufas esterilizadoras;
  • Aparelhos profissionais como secador, chapinha, tesouras, máquinas de corte, máquinas de barbear, babyliss, etc.;
  • Cosméticos profissionais;
  • Esmaltes de diversas cores e acessórios de manicure (alicate, lixas, etc.);
  • Maquiagem profissional e acessórios (pincéis, esponjas, etc.);
  • Toalhas de diversos tamanhos;
  • Aventais/máscaras.

É importante você considerar que são apenas ideias e, como tais, servem apenas de suporte e inspiração. O ideal é que você pesquise todos os equipamentos essenciais para os serviços que você escolheu prestar aos seus clientes, e assim fazer uma compra mais qualificada.

Lembre-se também de sempre prezar pela qualidade dos equipamentos, ok? Nunca se deixe levar por preços abaixo do mercado. 

adquira equipamentos essenciais para um salão de beleza
adquira equipamentos essenciais para um salão de beleza – imagem: canva.com

4- Legalize o seu negócio como MEI e atente-se à vigilância sanitária

Se você vai abrir um salão de beleza simples, sabe que precisa legalizar o seu negócio antes de simplesmente abrir as portas, não é mesmo? Para isso, você pode abrir um MEI, que fará de você um Microempreendedor Individual.

A MEI já lhe deixará em dia com os impostos, além de trazer muitos benefícios, como: aposentadoria; licença-maternidade; entre outros.

Entretanto, você só poderá contratar um funcionário, e aqui você deverá avaliar até que ponto o seu salão será simples, ok?

Ademais, lembre-se também de manter toda a legalidade do seu negócio, investindo em todas as regras da vigilância sanitária.

legalize o seu salão de beleza
legalize o seu salão de beleza – imagem: canva.com

5- Divulgue o seu salão de beleza

Depois que tudo estiver pronto e você já tiver decorado o seu salão, é hora de fazer a abertura e convidar a comunidade para conhecer o seu negócio.

Para isso, aposte na facilidade das mídias sociais e divulgue o seu negócio em toda a sua região. O Instagram, por exemplo, pode ser a porta de entrada para muitos clientes qualificados.

divulgue o seu salão de beleza
divulgue o seu salão de beleza – imagem: canva.com

Esteja presente na internet, atualize-se constantemente com cursos e treinamentos e decole ao abrir um salão de beleza simples e completo! Desejamos a você muito sucesso e que a sua agenda permaneça sempre cheia.