As mídias sociais hoje em dia são as melhores ferramentas para você divulgar o seu trabalho.
Plataformas como Facebook e Instagram, além de terem muita visibilidade, possuem
ferramentas que facilitam uma divulgação, como criação de perfis de empresa e até o
impulsionamento de algumas publicações para que cada vez mais pessoas possam te conhecer.
Portanto, você, profissional da beleza, apareça, use as redes sociais a seu favor!
No Facebook, o ideal é criar uma fanpage, pois além de dar um ar mais profissional é onde você
pode utilizar a ferramenta de impulsionamento de postagens. Pense muito bem em que nome
utilizar, lembre-se que é dessa maneira que as pessoas vão conhecer você.
O Instagram é uma rede social importantíssima para o profissional da beleza, com o
compartilhamento de fotos, as pessoas podem ver de perto o resultado do seu trabalho e dessa
maneira se sentirem mais interessadas em marcar um horário com você. Se você não tem uma
conta no Instagram, crie agora, lembrando-se de se atentar ao nome que será colocado.
Obs.: Lembre-se que nomes curtos e descomplicados são mais fáceis para as pessoas
Para refletir:
Se você já é ativo nas mídias sociais, quero te convidar a fazer uma reflexão. Leia essas perguntas
atentamente e responda para si mesmo com toda sinceridade que você puder.
- Você convida seus clientes e conhecidos para curtirem sua página?
- Quantas postagens você faz na semana ou no mês?
- Qual a qualidade dessas postagens?
- Quantas curtidas tem a sua página no Facebook e quantos seguidores você tem no Instagram?
- Você está satisfeito com este resultado?
- Acha que pode melhorar?
Agora que você respondeu a essas perguntas, vamos descobrir como melhorar todos os seus
resultados e fazer você aparecer ainda mais?
Arregace as mangas e coloque a mão na massa – 5 dicas para começar a usar as redes sociais
1-Estabeleça uma rotina
Como já dissemos, as redes sociais são uma ótima ferramenta para você divulgar o seu trabalho.
Mas, de nada adianta você apenas criar páginas e perfis e deixar eles lá, abando nados.
Para você se destacar, é necessário ser ativo nas redes sociais, fazendo postagens interessantes,
falando sobre você, mostrando resultados do seu trabalho, divulgando promoções, sorteios etc.
Com essa presença constante, as pessoas começam a se interessar mais pelas postagens e
sentem certa confiança, principalmente quando você divulgar imagens ou vídeos dos trabalhos
realizados.
Nós sabemos que a rotina de um profissional da beleza é bem atribulada. Por isso, te desafio a
começar com duas postagens por semana, dentro dos assuntos citados logo acima. Conforme
for sobrando um tempinho, aumente o ritmo das postagens.
O importante é não abandonar o barco.
2-Divulgue para todos
Ninguém vai adivinhar que você está nas redes sociais, portanto, divulgue para todo mundo que
você conhece.
Quanto mais pessoas te seguirem nas redes sociais, mais as suas postagens vão ter alcance. Com
isso, os amigos de seus amigos podem ver e assim, aumentar o seu fluxo de trabalho.
Faça cartazes e coloque no seu estabelecimento com o jeito mais fácil para achar você no mundo
online. Peça que os clientes curtam a sua página e ajudem a compartilhar os posts feitos,
incentivar que eles façam o check-in no Facebook, desperta a curiosidade nas pessoas, é uma
atitude simples e que pode render bons frutos para você.
3-Invista na publicidade online
As redes sociais possuem maneiras de aumentar a divulgação através de impulsionamento de
publicação. Você sabe o que é isso? Não?
Vou te explicar!
É fazer com que mais pessoas vejam a sua postagem através de investimento de dinheiro.
E sabe o que é melhor?
Não é caro.
É possível direcionar as publicações para as pessoas, escolhendo grupos por idade, sexo e até
região onde mora.
4-Pense antes de escrever
Nos dias de hoje, as pessoas não têm muito tempo, então, quanto mais interessante for a sua
propaganda, mais retorno você terá.
5-Seja mais específico
Se pararmos para analisar todos os profissionais da área da beleza, veremos que cada um tem a
sua tática para chamar atenção.
Então, você tem que fazer a mesma coisa para chamar atenção, abordagens engraçadas ou com
sentido de urgência costumam chamar muita atenção. Vou te dar alguns exemplos:
“Promoção Você Sempre Linda.
Realizando um corte HOJE, você ganha 50% de desconto no pé e mão.”
“Quer moleza?
Vem para o Lotus Beauty Center e veja como é fácil ficar maravilhosa.”
Uma coisa que você tem que pensar é que uma imagem não pode ser confusa de entender. Uma
comunicação para ser assertiva, precisa ser limpa e de fácil compreensão. Pense que o seu
público é diverso, seja de idade, sexo ou escolaridade. Então, quanto menos informações você
colocar em uma comunicação, melhor vai ser o resultado dela. Lembre-se sempre: MENOS É
MAIS!
Então, ao criar qualquer coisa, coloque no máximo uma frase na sua imagem, se for uma
promoção, coloque apenas o nome que você resolveu dar para a mesma, por exemplo: “Você
Sempre Linda” ou “Pacote Arrasando Corações”. Se for alguma data comemorativa, a mesma
coisa. É com ela que você vai atrair a atenção das pessoas que verão o seu post passando pelas
redes sociais.
Se dedique a criar algo chamativo e também criativo, pense que existem milhares de pessoas
que fazem a mesma coisa que você por ai, por isso, é necessário ser diferente para se destacar
no mercado, por exemplo:
“Você vai ficar de cabelo em pé com essa promoção” ou “Causa inveja nas amigas e nas inimigas”
O restante que precisa ser explicado na sua postagem, você pode deixar para o texto de apoio,
mas lembre-se que o texto não pode ser muito grande, são pouquíssimos que tem paciência
para ficar lendo textão. Então seja breve, direto, mas sem perder a simpatia.
Toda vez que for preparar posts para suas redes sociais, pare por um momento e reflita:
- É de extrema importância que você realmente se dedique a fazer postagens de qualidade e com
assuntos interessantes. - As interessantes, inusitadas e divertidas têm muito mais chance de chamar atenção!
- Pesquise a respeito do que quer falar, escreva o texto primeiro em um bloco de notas ou
qualquer programa de edição de textos. - Se caso tiver alguma dúvida sobre alguma palavra, consulte como se escreve a mesma no Google, por exemplo, assim você diminui os riscos de postar algo escrito errado.