O marketing digital para salão de beleza precisa ser qualificado e bem estruturado. Não é só publicar um punhado de postagens aleatórias e esperar que um milagre aconteça com os seus agendamentos. Não é assim que funciona.
O marketing precisa estar alinhado ao público, além de oferecer informações importantes para que os seus clientes se interessem pelo seu negócio.
Mas não se preocupe! Neste conteúdo nós apresentamos 7 dicas essenciais para você decolar o seu negócio por meio do digital. Acompanhe!
Práticas importantes do marketing digital para salão de beleza
São diversas as práticas que devem ser levadas em conta quando o assunto é marketing digital para salão de beleza.
Porém, você precisa saber filtrar quais ações são mais relevantes para determinado momento do seu negócio.
Isto é, não é interessante “dar tiro para todos os lados”, contratando diversas ferramentas diferentes e desconexas.
Mas sim, é preciso saber chegar no ponto-chave do seu negócio: aquele que fará a diferença no médio e longo prazo.
Mas como fazer isso? Abaixo, listamos dicas de práticas que ajudam nesse sentido e que impulsionam o seu salão de beleza pela internet. Veja:
1- Saiba exatamente qual é o seu público-alvo
O primeiro passo sempre será reconhecer o seu público-alvo. Afinal, como você poderá investir em boas práticas de marketing digital para salão de beleza se, na verdade, você nem sabe qual comunicação usar?
Alinhando o seu público-alvo, no entanto, você poderá pensar nas melhores estratégias de divulgação do seu negócio. Você aprende a apontar as principais dores das suas clientes, trazendo-as para as potenciais soluções: os seus serviços.
Além disso, você divulga informações de uma forma mais acessível e que instigue o consumo das suas clientes.
2- Saiba quais são as suas metas e objetivos
Depois de saber quem é o seu público, é hora de traçar as suas metas e objetivos. Mas o que são eles?
Basicamente, saiba o que você quer impulsionar neste mês, semestre ou ano. Quer aumentar o consumo de serviços capilares em 50%? Ou quer divulgar os cuidados com as unhas e aumentar as vendas desse serviço em 10%?
Quando você sabe exatamente o que quer oferecer e o que quer alcançar, poderá criar uma comunicação eficiente em cima disso.
3- Faça um registro no Google Meu Negócio
Estar presente no Google Meu Negócio é oferecer uma maior visibilidade para o seu negócio. O cadastro é rápido e você poderá colocar informações como:
- Endereço;
- Horário de atendimento;
- Serviços oferecidos;
- Número de telefone;
- Entre outras informações importantes.
Assim, quando uma pessoa perto do seu salão pesquisar por “salão de beleza na cidade X”, automaticamente ela poderá encontrar o seu negócio.
4- Esteja presente nas redes sociais certas
Não adianta criar mil e um perfis nas redes sociais e achar que isso é fazer marketing digital para salão de beleza. Não mesmo.
É preciso estar presente nas redes em que o seu público-alvo está, caso contrário, você estará apenas “cumprindo protocolos vazios”. E sabemos que não é isso que você quer.
Portanto, foque em reconhecer quais são as redes que mais agradam as suas clientes e esteja nesses locais específicos.
5- Ofereça conteúdos que transformem a vida dos seus clientes
Da mesma forma que não é bacana estar presente em redes sem sentido para o seu público, também não é interessante “postar qualquer coisa”.
Ou seja, não fique postando apenas frases de efeito ou conteúdos pegos na internet. Isso não é nada profissional!
Mas sim, foque em criar conteúdos que sejam “transformadores”. Dê dicas, dê autoestima, mostre antes e depois, apresente o lado de dentro do seu salão, aproxime-se das clientes, etc. Isso é muito mais efetivo.
6- Tenha um calendário editorial bem definido
Estabeleça um calendário editorial. Assim você conseguirá criar um fluxo de conteúdos muito mais inteligente e efetivo. E, automaticamente, fugirá da ideia de conteúdos vazios.
7- Incentive o engajamento dos seus clientes
Por fim, incentive o engajamento das suas clientes. Crie conteúdos para elas responderem, compartilharem, marcarem alguém nos comentários. Tudo isso aumenta o engajamento das suas contas nas redes sociais e faz com que a sua marca fique ainda mais presente na mente das clientes.
Experimente essas práticas de marketing digital para salão de beleza!