A administração de salão de beleza deve seguir uma série de critérios para ser bem feita e realmente promover bons resultados. Afinal, não basta alugar uma sala, abrir e esperar que o faturamento seja incrível e os resultados financeiros equilibrados da noite para o dia, concorda?
Por isso, neste texto unimos uma série de dicas que podem ser interessantes durante o seu processo de desenvolvimento e crescimento. Acompanhe e entenda!
Dicas de administração de salão de beleza
Não existe fórmula mágica quando o assunto é administração de salão de beleza. O segredo, na verdade, é manter a organização e a consistência. Assim você sempre será capaz de entender onde estão os pequenos gaps e em quais momentos é necessário agir para resolver uma demanda urgente.
Tudo isso, ainda, amparando o seu negócio em uma reserva de emergência bem preparada. Abaixo detalhamos isso e muito mais:
1. Faça parcerias com outros estabelecimentos
Para aumentar a sua visibilidade e garantir que o seu negócio decole e realmente tenha um crescimento valoroso, é preciso investir em parcerias construtivas com outros espaços de beleza.
Por exemplo, você pode fechar parceria com uma clínica de estética e dar descontos em procedimentos que a clínica não tem. Também pode fazer parceria com farmácias, lojas de produtos naturais, e outros estabelecimentos focados em saúde, beleza e bem-estar.
2. Ofereça diversas formas de pagamento
Oferecer uma gama de formas de pagamento é fundamental. Não dá para aceitar apenas em pagamento à vista e no dinheiro, nem aceitar apenas pagamento no cartão. Quando você bloqueia outros tipos de pagamentos, acaba cortando uma fatia de clientes do seu salão.
É claro que não estamos dizendo que você deve vender fiado – fique longe disso! Mas o que queremos dizer é que, hoje em dia, existem transferências, pix, cartão de crédito e débito, cheque, dinheiro, enfim!
3. Crie uma reserva de emergência
Ter uma reserva de emergência é uma das dicas de administração de salão de beleza que você deve anotar e circular mil vezes! Isso porque, muitas vezes, as pessoas mergulham em um negócio próprio focando apenas no sonho, mas se esquecem de fazer um plano consistente para lidar com as crises e os problemas que podem surgir.
Portanto, saiba quanto dinheiro você precisa para manter o salão funcionando sem lucro por 8 meses. Calcule com cuidado, e comece a juntar esse dinheiro para ter esse capital em momentos de crise.
4. Esteja atenta às potenciais economias, como compras em volume
Se você sabe que há um produto que sai bastante no seu salão de beleza, então está mais do que na hora de fazer um plano para adquiri-lo de maneira mais econômica.
Considere a data de validade do produto e qual o potencial de estoque que você pode ter para fazer uma compra maior no atacado e assim economizar durante a transação.
Essas pequenas diferenças, no agregado, podem fazer toda a diferença.
5. Cuide do seu estoque com muita atenção
E por falar em estoque, cuidado! É preciso estar sempre atenta a tudo que passa pelo seu estoque, para evitar desperdícios, gastos acima da média ou custos elevados por não fazer uma compra adequada.
Inclusive, hoje em dia existem programas de computador focados na gestão de salão de beleza, você pode procurar investir nessas ferramentas para aumentar as suas economias.
6. Cobre um preço justo
Saiba cobrar pelo seu serviço! Considere a qualidade do que você oferece e avalie os seus concorrentes. Saiba reforçar os seus diferenciais – isso também pode impulsionar ainda mais os seus resultados.
O seu lucro precisa valer a pena. Se você acha que está muito caro, é porque o serviço ainda não agregou valor para as clientes. Por isso, pense em toda experiência que você pode oferecer e veja como isso pode engrandecer os seus serviços – e o seu faturamento.
7. Cuide da sua divulgação – ela impacta o seu faturamento
Por fim, e muito importante, lembre-se de que não existem dicas de administração de salão de beleza que possam fazer mágica em espaços que não são vistos. Ou seja, você precisa aparecer para as suas potenciais clientes irem até você e, consequentemente, o seu negócio girar.
Por isso, invista no marketing digital e crie campanhas de divulgação do seu negócio. Isso é muito importante para fazer com que o seu salão de beleza cresça cada vez mais.
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Gestão financeira para salão de beleza: Melhores práticas