Saber o que fazer com os resíduos de clínicas de estética, especialmente os perfurocortantes, é indispensável para garantir que todas as normas sejam seguidas e a segurança dos pacientes seja mantida.
Porém, sabemos que nem sempre é fácil saber manejar tudo sozinha e, por isso, além de termos um conteúdo completo sobre biossegurança na estética, também viemos apresentar a você a caixa descarpack. Acompanhe e saiba mais sobre o assunto.
O que é a Caixa Descarpack?
A caixa descarpack consiste em uma caixa de papelão ondulado e resistente, com alça externa, fechamento específico e o plástico e papelão interno, utilizada para descartar materiais perigosos que são utilizados nas clínicas de estética.
Essa caixa especial ajuda a garantir que o profissional não entre em contato com objetos, resíduos e materiais contaminados, uma vez que apresenta uma alça para que seja feito o transporte.
Trata-se de um material indispensável para qualquer clínica, uma vez que determinados itens utilizados no dia a dia podem transmitir doenças como a hepatite B e C, e, ainda, o HIV.
Sendo assim, podemos dizer que a caixa descarpack é um dispositivo de segurança que serve para o descarte de materiais que oferecem riscos biológicos.
Leia também o artigo: Dicas de Administração de Salão de Beleza
Quais materiais são considerados perfurocortantes?
Quando pensamos no descarte de materiais perfurocortantes, é muito comum que algumas pessoas tenham dúvidas com relação a quais opções de itens entram nessa categoria. Para lhe ajudar, fizemos uma listinha com materiais que são considerados perfurocortantes para você fazer o descarte adequado na sua clínica de estética:
- Agulhas.
- Ampolas.
- Vidros.
- Escalpes.
- Seringas.
- Entre outros.
Sendo assim, os materiais perfurocortantes são aqueles que possuem pontas, bordas, fios, protuberâncias ou pontos agudos que são capazes de perfurar a pele, provocando uma contaminação no material.
Sempre leia a embalagem dos produtos que você utiliza no dia a dia, a fim de fazer o descarte mais adequado para cada situação.
Qual a importância da Caixa Descarpack?
A caixa descarpack, como vimos acima, é utilizada para garantir que os itens contaminados sejam eliminados da forma mais segura possível.
Desse modo, poderemos oferecer um ambiente mais agradável e saudável para as nossas clientes. Abaixo damos mais detalhes com relação à importância do uso desse dispositivo de segurança:
1. Segurança para profissionais e clientes
Tanto os clientes, quanto os próprios profissionais podem usufruir de mais segurança e saúde no ambiente compartilhado na clínica de estética.
Afinal, a caixa manterá os itens contaminados longe do contato com a pele do profissional ou de outros clientes, oferecendo segurança e limpeza.
Acompanhe também o artigo: O que é mais procurado em Clínicas de Estética?
2. Higiene do ambiente
A caixa também ajuda na organização e higiene do ambiente como um todo, sendo que esses fatores são indispensáveis para manter a biossegurança da sua clínica de estética.
Além disso, o fato de saber o que fazer com os resíduos de clínicas de estética também elevam a sua autoridade no ramo e a confiança por parte das suas clientes.
3. Mantimento das normas estabelecidas pelos órgãos públicos
Sabemos que existem regras e normas que devem ser cumpridas pelos estabelecimentos que atuam na área da saúde e da beleza, e isso não é novidade para ninguém.
Sendo assim, utilizar a caixa descarpack adequadamente garante que você mantenha o seguimento das normas sempre em dia.
Isso quer dizer que quando algum profissional responsável por fiscalizar esse tipo de espaço aparecer na sua clínica, nenhum problema será detectado.
Leia também o artigo: Diferencial para Salão de Beleza: Como Ter um Bom Diferencial?
O que fazer com os resíduos de clínicas de estética?
Até aqui você já pôde entender que é possível usar a caixa descarpack para descartar os resíduos da sua clínica de estética. Porém, outra dúvida muito comum é: afinal, o que deve ser feito com a caixa, quando esta estiver cheia?
Neste caso, é preciso fazer um novo descarte. Mas aqui você deverá levar a sua caixa em postos de saúde, clínicas da família, hospitais ou centros de ensino.
Isso deve ocorrer dessa forma pois são esses os locais preparados para dar o devido prosseguimento ao processo de descarte.
Lembre-se ainda de que é expressamente proibido esvaziar os recipientes com o propósito de reutilizá-los. Isto é, uma vez que a caixa estiver cheia, você deve descartá-la por completo, e não apenas o que há do lado de dentro, ok? Assim, a segurança e o seguimento das normas serão sempre mantidos.